Literacia de Informação: Modelo PLUS e Inteligência Artifical turma ACD25_25
Apresentação
O desenvolvimento de competências de informação constitui uma área fulcral e transversal do currículo. A sua eficácia exige atenção prioritária, bem como a explicitação e concertação estratégica de objetivos e metodologias por parte de todo o corpo docente. Este planeamento deve, necessariamente, integrar e abordar criticamente o recurso à Inteligência Artificial Generativa (IA).
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
Visão geral do Modelo de pesquisa PLUS: fases, competências a desenvolver nos alunos e produtos esperados. Aprofundamento de conteúdos inerentes a cada fase do Modelo, nomeadamente: construção de mapas de conceitos; pesquisa a partir do OPAC; Normas de referenciação bibliográfica (APA - 7.ª Edição); teste CRAAP para avaliação de sites; "Prompt Engineering" básico; Creative Commons e transparência na utilização da IA.
Formador
Maria do Céu Gomes Dias Rodrigues