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Estará a escola inclusiva a ser exclusiva? turma ACD19_25

Apresentação

A ação visa promover a reflexão crítica sobre a implementação dos princípios da escola inclusiva e o impacto das práticas escolares na participação e sucesso de todos os alunos, contribuindo para o aperfeiçoamento profissional dos docentes e para a melhoria das respostas educativas inclusivas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Refletir criticamente sobre o conceito de escola inclusiva e as suas implicações nas práticas educativas individuais; Analisar os desafios que podem estar a transformar a escola inclusiva num espaço de exclusão (não intencional); Promover o debate sobre a aplicação das medidas inclusivas no contexto atual.

Conteúdos

Desafios atuais à efetiva inclusão de todos os alunos; Diversidade, Equidade, Inclusão, Pertença; Reflexão sobre atitudes, valores e culturas escolares inclusivas; Facilitadores da Inclusão

Formador

Vitor Manuel Lourenço da Cruz

Início: 16-12-2025
Fim: 16-12-2025
Acreditação: ACD19_25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Dr. Solano de Abreu - Abrantes

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