Estará a escola inclusiva a ser exclusiva? turma ACD19_25
Apresentação
A ação visa promover a reflexão crítica sobre a implementação dos princípios da escola inclusiva e o impacto das práticas escolares na participação e sucesso de todos os alunos, contribuindo para o aperfeiçoamento profissional dos docentes e para a melhoria das respostas educativas inclusivas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Refletir criticamente sobre o conceito de escola inclusiva e as suas implicações nas práticas educativas individuais; Analisar os desafios que podem estar a transformar a escola inclusiva num espaço de exclusão (não intencional); Promover o debate sobre a aplicação das medidas inclusivas no contexto atual.
Conteúdos
Desafios atuais à efetiva inclusão de todos os alunos; Diversidade, Equidade, Inclusão, Pertença; Reflexão sobre atitudes, valores e culturas escolares inclusivas; Facilitadores da Inclusão
Formador
Vitor Manuel Lourenço da Cruz