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Aprender para Ensinar: desafios e oportunidades das mobilidades individuais e de grupo para fins de aprendizagem (Erasmus+) turma ACD28_24

Apresentação

De acordo com o Projeto de Acreditação Erasmus+ e com o Plano de Internacionalização do AEC, que visam promover a formação de docentes em países europeus, quer através da frequência de cursos estruturados, permitindo a aquisição de metodologias e pedagogias diferenciadas e diferenciadoras para o processo de ensino/aprendizagem/avaliação/inclusão, quer desenvolver períodos de acompanhamento no posto de trabalho (job shadowing), que permitam a análise das realidades educativas em escolas de outros países, consideramos pertinente conceber e implementar uma ACD com vista à disseminação dos conhecimentos adquiridos e partilha de diferentes práticas com a comunidade educativa. Considerando que: - no âmbito da Acreditação Erasmus+ - Ação-Chave 1 (projeto 2023-1-PT01-KA121-SCH-000141126), desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Constância, foram realizadas, ainda em agosto de 2024, 2 mobilidades individuais para fins de aprendizagem, que corresponderam à frequência de dois cursos estruturados, e; - no âmbito da Acreditação Erasmus+ - Ação-Chave 1 (projeto 2024-1-PT01-KA121-SCH-000231159), desenvolvido, igualmente, pelo Agrupamento de Escolas de Constância, foram realizadas, até à data, 3 mobilidades individuais para fins de aprendizagem, que corresponderam à frequência de três atividades de acompanhamento no posto de trabalho (job shadowing) e, 1 mobilidade de grupo de alunos com o acompanhamento de três docentes; - as ações deste projeto têm como principal objetivo a promoção de um ensino de qualidade e de sucesso, que contribua para o desenvolvimento integral de todos os alunos, garantindo aprendizagens efetivas e significativas, mobilizadas em situações concretas potenciadoras do exercício e do desenvolvimento de competências que agregam conhecimentos, capacidades e atitudes, promotoras do pensamento crítico, da reflexão, da resolução de problemas e da tomada de decisão; investimos no trabalho colaborativo, em rede, alargando as experiências de trabalho a contextos europeus de formação, de reflexão e de respostas de qualidade, importando, pois, partilhar os desafios e as oportunidades transformadoras das práticas educativas que daí resultam.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

*Partilhar experiências de mobilidades no âmbito do projeto Erasmus+, nomeadamente a frequência de cursos estruturados e a atividade de acompanhamento no posto de trabalho (job shadowing), assim como a mais-valia de mobilidades de grupos de alunos; *Disseminar os conhecimentos adquiridos através da participação em cursos estruturados; *Promover o desenvolvimento profissional dos docentes do AEC, bem como a dimensão europeia da organização; *Partilhar e refletir sobre os desafios e as oportunidades da mobilidade individual para fins de aprendizagem e da participação em projetos transnacionais. *Partilhar e refletir sobre os desafios e as oportunidades de uma mobilidade de grupo de alunos para fins de aprendizagem (alunos e professores) e da participação em projetos transnacionais.

Conteúdos

• "Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies" - Espanha • Crónicas de três atividades de acompanhamento no posto de trabalho (Job-shadowing) - Espanha • Crónica de acompanhamento de mobilidade de grupo de alunos - Espanha • O AEC e o projeto de acreditação Erasmus+: perspetivas de futuro

Formador

José João Loureiro Soares

Célia Maria Carreira Rodrigues Marques

Nuno Miguel Marques Alfaiate

Sílvia Alexandra Lopes Paulino

Paulo Manuel da Costa Martins

Maria Luísa Morais da Silva

Maria da Conceição Constantino Dionisio Alves

Célia de Fátima Simões Lopes

Maria João Cordeiro Campos Faia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-07-2025 (Quinta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 10-07-2025
Fim: 10-07-2025
Acreditação: ACD28_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica e Secundária Luís de Camões