
Canoagem na Escola - Módulo II: Evoluir na modalidade turma CAN01
Apresentação
- Existência de possibilidade de oferta de Grupo/equipa do Desporto Escolar, no respetivo programa nacional; - Existência na área geográfica do CFAE A23, de três Clubes de Canoagem inscritos na Federação Portuguesa de Canoagem, dois no concelho de Vila Nova da Barquinha e um no Concelho de Tomar. - Existência de três Centros de Formação Desportiva de Canoagem do Desporto Escolar na área geográfica do CFAE A23, nos agrupamentos de escolas de Vila Nova da Barquinha; nº1 de Abrantes e Nuno de Santa Maria em Tomar. - Tratando-se de uma área com vários planos de água de grande dimensão (Rios Tejo, Zêzere, Nabão e Almonda), é relevante a pertinência de uma cultura de escola que aproxime os alunos das atividades náuticas. - O valor da canoagem a nível formativo, pessoal, ecológico, físico, psicológico e social, permite o contacto entre praticantes num convívio saudável com a natureza, e tem sido cada vez mais valorizado; - A aprendizagem e treino da canoagem exige um trabalho e conhecimento específico, que a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) se propõe disponibilizar, fornecendo os meios necessários para a formação, possibilitando a melhoria da capacidade de intervenção pedagógica dos docentes que são responsáveis pelos G/E e CFD de canoagem já existentes; - Em 2023 já se realizou uma ação neste âmbito. A mobilidade e estabilidade do corpo docente alterou-se. Também a evolução de equipamentos sofreu evoluções, designadamente kayaks mais adaptados tanto às fases de iniciação como desenvolvimento e competição; - O formador proposto para esta ação de formação, para além de acreditado pelo CCPFC, é também Treinador de Nível III, filiado na FPC, com o Título Profissional Nº.: 170421, emitido pelo IPDJ.
Destinatários
Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
1. Potenciar a formação de novos Grupos Equipa de Canoagem e Centros de Formação de Desporto Escolar: - Dar formação a novos docentes; - Atualizar a formação de docentes que realizaram a formação em 2023; - Apresentar a Canoagem à comunidade escolar; - Contribuir para dinamizar as relações e protocolos estabelecidos entre as Escolas e os Clubes. 2. Desenvolvimento de competências e conhecimentos dos docentes responsáveis por Grupos Equipa de Canoagem: - Conhecer as várias especialidades da Canoagem; - Conhecer as bases metodológicas que orientam o treino da Canoagem; - Construir uma unidade didática de Canoagem tendo em conta as progressões pedagógicas abordadas; - Definir os objetivos do treino da Canoagem para os vários escalões etários; - Gestão do risco e segurança na Canoagem; - Planear a gestão de recursos para eventos de canoagem.
Conteúdos
SESSÕES TEÓRICAS (6,5h) (em sala) Sessão n.º 1 2,5h - Apresentação da modalidade; - Canoagem Federada em Portugal; - A Canoagem na Escola e no Desporto Escolar; - Enquadramento e Regulamentos da Canoagem no Desporto Escolar e no Desporto Federado. Sessão n.º 2 1h - Gestão do risco e segurança na canoagem; - Vestuário específico para a canoagem. Sessão n.º 3 1h - Técnica de Pagaiada em kayak, Canoa e SUPC (Stand Up Paddle Canoe); - O processo de ensino-aprendizagem da Canoagem, progressões pedagógicas. Sessão n.º 4 2h - Organização do Processo de treino; - Treino Específico vs Treino Geral; - O treino das capacidades físicas na Canoagem (exemplos práticos); SESSÕES PRÁTICAS (18,5h) Sessão n.º 5 2h (Teórico-prática) - Análise das características de um hangar/posto náutico de canoagem; - Análise de diferentes embarcações, pagaias e coletes de flutuação. Sessão n.º 6 2h - Iniciação aos kayaks e canoas de iniciação de um e dois lugares e SUPC (pressupostos e técnica básica de propulsão); Sessão n.º 7 4h - Percursos de grupo em autonomia na vertente de aventura e descoberta dos espaços fluviais; Sessão n.º 8 2h - Iniciação e progressão aos Kayak de competição; - Transporte, entrada e saída na água; - Exercícios de equilíbrio, posição base, apoios na água e propulsão. - Técnicas de resgate e subida, em kayaks de iniciação e competição. Sessão n.º 9 4h - Iniciação ao Slalom (conhecer as características do kayak e da Canoa de slalom e técnicas de manobra). Sessão n.º 10 2,5h - Progressão no Slalom em kayak e canoa (realização de percurso em situação simulada de competição). Sessão n.º 11 2h (Teórico-prática) Trabalho de Avaliação (em sala): Planeamento de recursos para realização de um evento de Canoagem (Competição de Slalom, Velocidade; Fundo; Jornada em grupo para exploração de um plano de água).
Metodologias
A Formação terá uma carga horária total de 25 horas, das quais 6,5h serão teóricas, 2h teórico-práticas e 16,5h exclusivamente práticas. As aulas estão organizadas em blocos de 60, 90 ou de 120 minutos, com exceção da sessão nº7, que pelas suas características terá uma duração de 240 minutos. A programação das sessões pelos dias, períodos da manhã e da tarde, tem em consideração a gestão da fadiga dos formandos e do período de digestão após almoço. Nas aulas teóricas, será dada a formação de base, fundamental para a compreensão e aplicação prática dos conteúdos inerentes à iniciação, prática e desenvolvimento da modalidade. As aulas teórico-práticas serão dedicadas à familiarização com vários tipos de embarcações, manutenção e armazenamento, que servem de apoio ao desenvolvimento da prática diária junto dos alunos/atletas. As aulas práticas terão como objetivo fundamental transmitir os conteúdos e adquirir as competências inerentes aos objetivos da formação, passando pela vivência prática de progressões pedagógicas e gestão de grupos a nível técnico e de segurança.
Avaliação
Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Participação (70%) Trabalho realizado (30%)
Bibliografia
Federação Portuguesa de Canoagem (2008). Metodologia do Treino Desportivo na Canoagem do planeamento à execução. PortoCárceres, F.; Folgar, M.; Mangas, J. (2014). Entrenamiento En Piragüismo de Aguas Tranquilas. A Coruña: 2.0 Editora.Bergia, E.; Hernández, J.; Incline, J.; Marcos, S. (1993). Pirgüismo (I). Spain: Comité Olímpico Español.Bergia, E.; Fereres, A.; Hernández, J.; Molina, J.; Mota, J.; Sànchez, J; (1993). Pirgüismo (II). Spain: Comité Olímpico Español.Fisher, D. (2012). The Kayak Coaches' Manifesto: An Alternative Approach to High Performance Kayaking. FriesenPress.
Formador
João Fernando Pereira Beato de Almeida Carvalho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-07-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 11:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 23-07-2025 (Quarta-feira) | 11:00 - 13:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 23-07-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 23-07-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Presencial |
5 | 23-07-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Presencial |
6 | 24-07-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 24-07-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
8 | 24-07-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
9 | 25-07-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
10 | 25-07-2025 (Sexta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
11 | 25-07-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |