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Liderança Pedagógica e Inteligência Artificial: Construindo aprendizagens personalizadas, colaborativas e inovadoras nas Línguas turma LP_IA_LING

Apresentação

A liderança pedagógica, quando compreendida de forma distribuída, promove uma cultura de colaboração entre os professores e assume-se hoje como um dos pilares essenciais para construir uma escola capaz de aprender e de responder eficazmente aos desafios dos seus intervenientes e do contexto onde se insere. Neste sentido, é fundamental criar programas de formação que possibilitem aos professores discutir e refletir sobre os métodos de organização do trabalho docente, as formas de gerir o currículo e as ferramentas, nomeadamente digitais, como é o caso da Inteligência Artificial, capacitando-os para tomar decisões fundamentadas e agir de forma coordenada. Neste contexto, a inteligência artificial (IA) surge como uma ferramenta poderosa para apoiar a educação, facilitando a análise de dados e a personalização de processos pedagógicos. Através da IA, é possível oferecer aos professores insights sobre o desempenho e as necessidades dos alunos, auxiliando-os na adaptação do currículo e na criação de estratégias mais eficazes de ensino e de comunicação. Ao integrar a IA, os professores podem refletir sobre os seus objetivos, métodos e práticas de gestão de informação, otimizando a articulação entre áreas de conhecimento e promovendo uma abordagem interdisciplinar. Assim, procura-se que os docentes, em conjunto com os recursos oferecidos pela IA, contribuam para dinâmicas de melhoria contínua na gestão do currículo, criando ecossistemas de aprendizagem e bem-estar. Esta abordagem facilita uma rede de trabalho colaborativo e interdisciplinar, fortalecendo a conexão com a comunidade escolar e criando um ambiente adaptável e preparado para os desafios de um mundo em constante transformação.

Destinatários

Professores dos Grupos 120, 200, 210, 220, 300, 330 e 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 200, 210, 220, 300, 330 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 200, 210, 220, 300, 330 e 350. 

Objetivos

1. Promover a liderança pedagógica distribuída: Capacitar os professores para fomentar uma cultura de colaboração e aprendizagem partilhada. 2. Desenvolver competências de gestão do trabalho docente e do currículo: Refletir sobre métodos de organização pedagógica e promover práticas coordenadas para responder a desafios educativos contemporâneos. 3. Integrar ferramentas digitais e Inteligência Artificial na prática pedagógica: Demonstrar como a IA pode apoiar a personalização do ensino, através da criação de estratégias pedagógicas mais eficazes e inovadoras. 4. Apoiar a interdisciplinaridade e a gestão da informação: fomentar a utilização da IA para melhorar a articulação entre áreas de conhecimento, promovendo práticas pedagógicas interdisciplinares. 5. Fomentar ecossistemas de aprendizagem e bem-estar: Criar dinâmicas colaborativas que promovam um ambiente escolar mais conectado e adaptável às necessidades dos alunos, da comunidade e das transformações globais. 6. Incentivar a reflexão crítica sobre objetivos, métodos e práticas pedagógicas. 7. Fortalecer a conexão com a comunidade escolar.

Conteúdos

Liderança pedagógica e cultura colaborativa • Fundamentos da liderança pedagógica distribuída. • Estratégias para promover uma cultura de colaboração entre docentes. • O papel da liderança no fortalecimento da escola como uma organização que aprende. Organização do trabalho docente e gestão do currículo • Modelos de organização pedagógica: abordagens inovadoras e práticas colaborativas. • Gestão do currículo em contextos complexos e dinâmicos. • Ferramentas para a análise e adaptação curricular às necessidades dos alunos. Integração da inteligência artificial (IA) na educação • Introdução à inteligência artificial e suas aplicações em contextos educativos. • Ferramentas de IA para personalização do ensino e análise de dados. • Ética e implicações da utilização da IA na educação. Personalização e diferenciação pedagógica com IA • Como a IA pode identificar necessidades individuais dos alunos. • Estratégias para adaptar métodos e conteúdos pedagógicos com base em dados. • Exemplos práticos de personalização de processos pedagógicos. Interdisciplinaridade e gestão da informação • Ferramentas digitais e IA para fomentar a articulação entre áreas de conhecimento. • Criação de projetos interdisciplinares baseados em análise de dados e IA. • Gestão da informação em práticas pedagógicas inovadoras. Desenvolvimento de ecossistemas de aprendizagem e bem-estar • Dinâmicas de melhoria contínua na gestão curricular. • Criação de ambientes escolares inclusivos, adaptáveis e centrados no bem-estar. • Promoção de redes colaborativas dentro da escola e com a comunidade escolar. Reflexão e tomada de decisão educacional • Ferramentas e práticas para a reflexão crítica sobre métodos de ensino. • Tomada de decisões fundamentadas com suporte de dados e IA. • Planeamento estratégico para responder aos desafios do contexto escolar. Desafios e oportunidades da educação no mundo digital • Impactos das tecnologias emergentes na prática pedagógica. • Preparação para o futuro: competências digitais e o papel dos professores. • Cenários de implementação de IA em escolas: estudos de caso e boas práticas.

Metodologias

A formação será ministrada na modalidade de curso de formação, com uma duração de 25 horas. A formação assenta numa metodologia de cariz construtivista, com o objetivo de estimular a interação entre formadores e participantes e concentrar os formandos das diferentes disciplinas do Departamento de Línguas em práticas reflexivas, que potenciem uma relação estreita com a sua realidade profissional. Na lógica de promoção do trabalho colaborativo, o trabalho desenvolve-se em torno do seguinte percurso metodológico: (i) Reflexão em equipa intra e inter grupos disciplinares sobre os pontos fortes e pontos deficitários do processo ensino aprendizagem; (ii) Identificação de estratégias de ação, e reflexão e áreas prioritárias de intervenção; (iii) Operacionalização da IA ao serviço da individualização da aprendizagem; (iv) Planeamento da intervenção e elaboração de pequenas trajetórias de aprendizagem horizontal e vertical; A metodologia a utilizar valoriza o trabalho em equipa, a distribuição de tarefas a pequenos grupos e o trabalho individual, e a divulgação das aprendizagens através da discussão e reflexão interpares.

Avaliação

Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: - Participação e realização das tarefas propostas nas sessões: (25%) - Produção de trabalhos e de materiais didáticos e sua aplicação no contexto educativo (60%) - Reflexão individual final: (15%) A avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 0 a 10 valores, de acordo com o teor da Circular n.º 3 do CCPFC, de setembro de 2007.

Bibliografia

Almeida, P., & Pacheco, J. (2012). Liderança e Gestão nas Escolas. Porto EditoraAntunes, C. (2019). Inteligência Emocional na Educação: Um Guia para Professores e Educadores. Editora VozesBatista, G. (2021). Inteligência Artificial na Educação: Desafios e Possibilidades para o Ensino. Editora Pimenta CulturalCosta, J. A. (2009). Liderança Educacional: Teorias, Práticas e Contextos. Edições Almedina

Observações

Esta formação destina-se exclusivamente a docentes a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Alcanena.

Formador

Maria Augusta Pereira Torcato

Miguel António Garcia Domingos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-06-2025 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 12-06-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
3 18-06-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
4 18-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
5 23-06-2025 (Segunda-feira) 14:30 - 19:30 5:00 Presencial
6 25-06-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 19:30 5:00 Presencial
7 30-06-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 19:00 5:00 Presencial
Início: 12-06-2025
Fim: 30-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134173/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Básica Dr. Anastácio Gonçalves